sexta-feira, 3 de junho de 2011

COMPUTADOR

“ O Computador”
    Denomina-se computador uma máquina capaz de processar variados tipos de informação ou análise de dados.
    O computador pode ser classificado pelo seu tamanho. O maior é o mainframe, o médio o minicomputador e o menor é o microcomputador. Há computadores de mesa de secretária, portáteis e de mão.
    Segundo estudos realizados, a maioria dos portugueses utilizam o computador, sobretudo os jovens e estudantes.
    O computador é uma ferramenta muito importante, pois permite fazer o processamento de textos, efetuar cálculos, armazenar dados, fazer desenhos, trabalhar imagens e fotografias, entreter e informar.
    O computador, ou melhor, a internet e o Messenger (MSN) podem trazer muitas vantagens, mas também desvantagens. Podemos facilmente trocar mensagens, contactar com amigos, ver as pessoas enquanto falamos com elas, fazer compras e enviar arquivos. No entanto, perde-se muito tempo com conversas, muitas vezes com pessoas desconhecidas e que se podem tornar perigosas.
    A internet contém informações e imagens que não são recomendáveis e muitas vezes os jogos são violentos e podem viciar. Muitas crianças e jovens gastam o seu tempo livre sentados à frente do computador, enquanto antigamente brincavam ao ar livre, praticavam esportes, liam e conversavam.
   O computador deve ser usado com cuidado e moderação, já que pode provocar problemas de saúde: visão, coluna, obesidade, para além de criarem dependência e isolamento.
(Adaptado - pesquisas efectuadas no Google)